Gustavo Batalha comenta sobre o Doc de Jadson André: Além do horizonte

0
Jadson André Foto All photos: WSL

Documentário Jadson André: Além do horizonte.

A sociedade natasense recebeu um convite interessante nesta última semana: assistir ao documentário do talento potiguar Jadson André. Com o titulo: Jadson André: Além do horizonte, o doc foi apresentado no cinema Moviecom do Praia Shopping em Ponta Negra, Natal/RN. O evento ocorreu às 11h do dia 15, coincidência ou não, no dia internacional do surf. Foi um evento cultural gratuito, uma boa pedida para um sábado chuvoso.

Estava curioso para conhecer o conteúdo do material, sabia que ele vinha gravando uns vídeos para esse doc desde o ano passado, ano em que precisou lutar bastante para retornar a elite do surf mundial, por outro lado gostaria de conhecer um pouco mais de sua história, então, mesmo com o mar com boas ondas, reservei esse horário do sábado para prestigiar.

O público poderia ser maior mas percebi a presença de muitas pessoas ligadas ao universo do surf natalense, colegas empresários que acreditam e fortalecem o esporte local, como Bruno Grilo (Açaí do Grilo) e Márcio Correia e sua esposa (Allbrothers), atletas da nova geração como Victor Costa, Mateus Sena, Emanoel Tobias e Deyvson Santos, além de colegas amantes do surf e, claro, Jadson André e toda a equipe de apoiadores.

Bom, o doc foi excelente, uma mistura de história de vida, propaganda da cidade e nossas belezas naturais, os principais picos da região, projetos sociais ligados ao surf e a emocionante caminhada de 2018 na luta pelo retorno a elite, com música local da melhor qualidade.

Na história de vida deu destaque a sua origem na Vila de Ponta Negra, com familiares vivendo da pesca e sua paixão pelo surf, seus ídolos e sua formação nas ondas de Ponta Negra.

O segmento turístico de Natal agradece a bela apresentação de alguns dos nossos principais pontos turísticos, como o Forte dos Reis Magos e o passeio nas dunas de Jenipabú.

Legal também foi o surf nos nossos principais picos da região como Posto B na Via Costeira e Miami em Mãe Luiza, foram muitas imagens iradas do seu surftreino.

Momento interessante foi a apresentação dos projetos sociais que ocorrem em Ponta Negra e Miami, a escola de surf Morro do Careca e a Escolinha de surf filhos de Mãe Luiza. São projetos sociais de iniciativa dos próprios moradores da comunidade que já colhe frutos importantes. Jadson interagiu com as crianças e passou um pouco de sua experiência, legal ter inserido esse conteúdo no documentário, são projetos importantes para cidade e que devem ser valorizados pelas nossas instituições públicas e sociedade.

Mas não parou por aí, o documentário também o acompanhou na temporada 2018, a etapa do QS em Portugal, Japão e Hawai com imagens iradas de seu surf nestes eventos. Foi um ano apertado, de muitos desafios, posso dizer que foi o momento mais emocionante do doc: a sua luta no Hawai para a conquista da vaga no CT 2019, a elite do surf mundial. Ítalo Ferreira esteve com ele nesse momento de volta por cima.

2018 para Jadson André sem dúvida foi de muito aprendizado e exercício de humildade, retornar ao QS, competir o brasileiro, trabalhar sua imagem para obtenção de apoio e patrocínio, lutar para retornar ao CT sem dúvida não foi nada fácil, mas ele soube trabalhar bem esses pontos e deu a volta por cima em grande estilo. Sunset gigante com virada espetacular confirma vaga na elite do surf mundial.

O documentário buscou claramente prestigiar nossa cultura local, a culinária, os pontos turísticos, a belíssima praia de Ponta Negra. Destaque também para a trilha sonora, com músicas das bandas locais como Du Souto, Rastafelling, Far From Alaska, entre outros. Muito legal esse detalhe em expor o que temos de bom e que muitas vezes não são tão valorizados pelos norte-rio-grandenses.

Parabéns Jadson André, aos organizadores do documentário, aos apoiadores (Prefeitura Municipal do Natal, Programa Djalma Maranhão) parabéns a Unimed por acreditar e apoiar o esporte surf e nossos talentos, obrigado por mostrar um pouco dos nossos picos, as ações sociais ligadas ao esporte e da linda costa litorânea para o mundo. Vale muito a pena assistir.

abbc88db1da048115c53f58efff8fee0

Foto WSL.

 

Por Gustavo Batalha.

Colunista Studio Surf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here